Tipos de Impressoras
IMPRESSORAS
Impressora é um periférico que, quando conectado ao computador, pode imprimir textos, imagens ou qualquer outro resultado de uma aplicação, portanto, exerce a função de dispositivo de saída. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes.
Desde a criação da primeira impressora, este periférico vem evoluindo e mostrando do que é capaz. Da matricial à impressora 3D, a diversidade de tipos e modelos deste importante componente é cada dia maior.
Elas são classificadas quanto à escala cromática (em cores ou em preto-e-branco), impacto ou não impacto, e os mais variados tipos.
Vejamos agora os principais tipos de impressoras encontradas no mercado atual, cada uma com suas características e particularidades.
Tipos de Impressora
Matricial
Impressora de impacto e também um dos primeiros tipos lançados no mercado. Embora não seja muito usada atualmente devido ao surgimento de tecnologias de impressão mais sofisticadas, ainda é possível encontrar impressoras matriciais sendo utilizadas em vários estabelecimentos, já que se trata de um tipo bastante durável e que possui baixos custos em relação aos seus suprimentos.
Elas são classificadas, essencialmente, em dois tipos de tecnologia:
- Impressora margarida: este tipo de impressora tem funcionamento semelhante às clássicas máquinas de escrever. O dispositivo que equivale à cabeça de impressão contém diversos caracteres em relevo. Este componente se movimenta de acordo com o caractere a ser impresso. Por exemplo, digamos que é necessário imprimir a letra 'E', o referido mecanismo posicionará a parte que contém esta letra sobre o papel. Para a impressão ocorrer, o caractere, depois de posicionado, pressiona uma fita com tinta contra o papel, em um movimento que lembra vagamente uma