Tipos de Ilustrações
Ilustração, a princípio, pode ser todo meio de comunicação não verbal com o poder de ornamentar ou elucidar um texto escrito. Independente de técnica e estilo, uma imagem é considerada ilustração a partir do momento em que conseguir transmitir uma ideia ou uma mensagem. Também é sinônimo de conhecimento, de saber.
Em uma ilustração podem estar escondidos inúmeros elementos que reforcem a mensagem a ser transmitida: estilo, técnica, cores, formas, expressões ou mesmo o conjunto do trabalho.
A grande diferença entre desenho e ilustração é que, enquanto o primeiro pode ser considerado um ato instintivo, surgido da necessidade expressiva do autor, o segundo é uma forma exata de comunicação e obrigatoriamente transmite alguma ideia ou conceito. Uma ilustração se comunica com as pessoas; um desenho, não necessariamente.
São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis. Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas sintetizar ou caracterizar conceitos, situações, ações ou, até mesmo determinadas pessoas, como é o caso da caricatura.
Podemos também lavar em consideração que uma ilustração possui duas características básicas: estilo e técnica. 1) O estilo: é