Tipos de fundações
TRABALHO Tipos de Concreto Tipos de Fundações
CPC - Centro Profissionalizante de Camaçari
Concretos e Fundações
Tecnologia de Materiais na Construção Civil
Professor Cristiano
Aluno – Pedrionildes Hugo de Souza Moura
Curso Técnico em Edificações
Turma 02
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
2 – DESENVOLVIMENTO
3 - TIPOS DE FUNDAÇÕES
4 – CONCLUSÃO (Fundação)
5 - TIPOS DE CONCRETO
6 – NORMAS ABNT
7 - REFERÊNCIAS BIOGRAFICAS
1. Introdução
Fundações
Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar às tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.
Para se escolher a fundação mais adequada, deve-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações. Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação, em ordem crescente de complexidade e custos. Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso.
Concreto
O concreto é um material da construção civil composto por uma mistura de cimento, areia, pedras britadas e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos.
Quando armado com ferragens passivas, (é quando o concreto comum é adicionado de vigas de aço) recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido.
Sua resistência e durabilidade depende da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem.
Para obtenção de um