Tipos de Forças
I – Força de atrito () – força tangencial à trajetória e sempre contrária ao movimento ou à sua tendência. Surge entre duas superfícies que estão em contato direto, devido às rugosidades entre as mesmas. Portanto, quanto mais polidas (lubrificadas) estiverem as superfícies que estão em contato, menor será a força de atrito entre elas.
A força de atrito surge devido ao princípio da ação e reação. Quando uma força externa puxar o bloco A para a direita, este, devido ao atrito, tentará puxar o apoio B também para a direita, aplicando ao apoio uma força . Pelo princípio da ação e reação o apoio B reagirá sobre o bloco A com uma força para a esquerda e .constituem par ação e reação (mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários) e não se anulam, pois são aplicados em corpos diferentes e ambos são denominados de força de atrito (). Portanto, sobre o bloco A, na direção do
movimento, atuam a força externa e a força de atrito .
É graças à força de atrito que andamos. O pé, em contato com o solo empurra-o para trás () e o solo reage sobre o pé e
consequentemente sobre nós () empurrando-nos para a frente. Se o solo estiver muito liso ou com óleo ou estivermos sobre uma pista de gelo, o atrito fica desprezível, não surgem forças, escorregamos e caímos.
A força de atrito também pode servir como força motora no deslocamento de um veículo. Observe a figura. Se você quiser
acelerar o carro para a esquerda, o motor do mesmo deve fazer o eixo e consequentemente a roda girar no sentido anti-horário.
O pneu empurra o solo para trás () e o solo reage sobre o pneu e consequentemente sobre o carro (), movendo-o para a direita.
2- Força normal () – Força trocada entre duas superfícies sólidas que estão em contato comprimindo-se e que é sempre perpendicular à reta à reta que tangencia as superfícies no ponto de contato. Obedecem ao princípio da ação e reação e não se anulam, pois são aplicadas em corpos diferentes.
d) dois blocos sobre um apoio