Tipos de formigas
Tecnologia em gestão ambiental Everson de Carli
Formigas
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução a Gestão Ambiental.
Introdução a Como funcionam as formigas As formigas são conhecidas pelas sociedades complexas nas quais a maioria delas vive. São muitas vezes mencionadas como símbolo de parcimônia e de esforço, porque muitas de suas espécies parecem exercer atividade incansável, e porque elas armazenam grande volume de comida. O estudo das formigas atrai os naturalistas desde a antiguidade. Crianças muitas vezes mantêm formigueiros para observar suas atividades. Há formigas em quase todas as regiões do mundo, exceto as polares.
As formigas que vivem no subsolo criam túneis que permitem a circulação de ar pela terra, e isso torna a terra mais produtiva e beneficia a agricultura. Algumas espécies de formigas matam insetos nocivos que destroem plantações. Muitas espécies de formigas são nocivas; invadem casas e armazéns em busca de comida e podem destruir plantas, incluindo safras alimentícias. Inseticidas químicos são usados para matar formigas. Jacom Stephens | Neste artigo conheça o corpo da formiga e seus hábitos. Saibam quais são as regras do formigueiro e os tipos de formigas existentes.
Descrição
Corpo
O comprimento das formigas varia de 1,6 mm a quase 5 cm. As maiorias das espécies são vermelhas, negras, marrons ou amarelas, mas existem algumas verdes ou de um azul metálico. E, como outros insetos, elas têm seis patas. Os corpos se dividem em três segmentos distintos: cabeça, tórax e abdômen. Ao contrário de outros insetos, as formigas têm antenas articuladas (e não retas ou recurvas), e um pedicelo, um estreitamento do corpo entre o tórax e o abdômen. O bucho, um órgão localizado no abdômen, é usado para armazenar comida,