tipos de filmes fotograficos
• O filme fotográfico compõe-se de um material sensível à luz, ou seja, que tem sua estrutura físico-química afetada pela incidência de luz. A mudança estrutural que ocorre nos filmes fotográficos é dependente de vários fatores, dentre eles o tempo de exposição a luz, a quantidade de luz incidente etc.
• O filme fotográfico é uma película composta de três camadas básicas, a saber: uma emulsão – sais de prata sensíveis à luz, suspensos em gelatina – uma “base” transparente de acetato e uma camada anti-halo. A seguir, mostramos uma ampliação de um filme visto de perfil, como e do que ele é composto:
• Geralmente a espessura de um filme fotográfico é de cerca de 0,125 mm e cada uma de suas camadas possui uma finalidade específica.
• A superfície é formada por uma delgada camada de verniz, a qual evita arranhões na emulsão colocada logo abaixo. A camada de emulsão
(onde se formará a imagem) consiste de 60% de gelatina e 40% de cristais de prata sensíveis à luz. • Abaixo da emulsão existe uma substância adesiva, ligando a emulsão a uma camada mais espessa de acetato, que é a base do filme. O acetato é um material plástico, firme mas flexível, que dá suporte ao filme. Finalmente, ligada à base de acetato por mais uma camada de adesivo, vem a camada anti-halo, que tem por finalidade evitar que os raios de luz que atravessam a emulsão sejam refletidos e causem halos nas partes claras da fotografia.
Camadas do filme
Tanques para revelação de filmes
Revelando o filme:
Colocando o filme no espiral do tanque de revelação no escuro total.
Agitação
Lavagem em água corrente
Tamanhos e formatos
• São variados os formatos de filme existentes no mercado. Cada formato tem a sua aplicação específica sendo necessária uma câmera apropriada para cada formato de filme. Existem diversos formatos de filme pelo motivo de que se alterarmos o tamanho do filme alteramos também a qualidade da imagem