Tipos de Fibrose
- Fibrose Pulmonar:
Fibrose pulmonar é uma doença respiratória crônica e progressiva caracterizada pela formação de excessivo tecido conectivo (fibrose), engrossando as paredes dos tecidos pulmonares. Ocorre quando o tecido pulmonar é danificado e forma cicatrizes, endurecendo e prejudicando a elasticidade e troca gasosa. É causado por doenças pulmonares intersticiais, por infecções, doenças genéticas ou por doença autoimune.
- Fibrose Cística
A Fibrose cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética autossômica (não ligada ao cromossoma x) recessiva (que são necessários para se manifestar mutações nos 2 cromossomas do par afetado) causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, nomeadamente as glândulas exócrinas (glândulas produtoras de muco). A fibrose cística engloba-se num grupo de patologias denominadas D.P.O.C (doença pulmonar obstrutiva crónica) que se caracterizam por haver uma obstrução crónica das vias aéreas, diminuindo a capacidade de ventilação.
- Fibrose do fígado (cirrose)
O tipo mais comum de cirrose, a cirrose hepática, afeta o fígado e surge devido ao processo crônico e progressivo de inflamações (hepatites), fibrose e por fim ocorre a formação de múltiplos nódulos, que caracterizam a cirrose. A cirrose é considerada uma doença terminal do fígado para onde convergem diversas doenças diferentes, levando a complicações decorrentes da destruição de suas células, da alteração da sua estrutura e do processo inflamatório crônico.
- Fibrose retro peritoneal
Fibrose retro peritoneal ou Doença de Ormond é uma doença caracterizada pela presença de inflamação e fibrose dos tecidos contidos na cavidade retro peritoneal, mais especificamente ao redor da aorta abdominal e artérias ilíacas, evolvendo também estruturas vizinhas, como por exemplo, os ureteres.
- Fibrose da medula óssea
A Mielofibrose Idiopática (MFI) crônica é um distúrbio clonal de uma célula progenitora hematopoiética multipotente,