TIPOS DE FATOS E COERÊNCIA
EX de incoerência: O dia está envelhecendo.
Envelhecer é utilizado para coisas animadas, e não abstratas. Esse exemplo é incoerente no sentido de semântica. Coerência Sintática: Coerência relacionada a escolha e ao posicionamento de pronomes, verbos, etc, na frase.
EX de incoerência: Fui ao Shopping com alguns amigos e estava muito bom, porém voltamos tarde.
Nota-se que o "porém" contradiz o que foi dito anteriormente. Coerência Estilistica: Essa coerência é relacionada ao estilo utilizado na escrita/fala: se é formal ou informal.
EX de incoerência: Por favor, o senhor poderia informar-me onde fica o Museu? Eu estou perdidinha da Silva.
A incoerência se dá na mistura das linguagens informal e formal. Se eu começo um texto/um dialogo formalmente, eu tenho que continuar falando dessa forma. Coerência Pragmatica: É a coerência relacionada a fala.
EX de incoerência:
- Maria, você trouxe os trabalhos de História?
- Nossa, que fome!
A incoerencia se dá na resposta inapropriada de Maria ao seu colega. Ele lhe faz uma pergunta e ela responde com uma coisa completamente diferente do que ele perguntou.
COERÊNCIA SEMÂNTICA - É ESTABELECIDA ENTRE OS SIGNIFICADOS DOS ELEMENTOS DO TEXTO ATRAVÉS DE UMA RELEÇÃO POSSÍVEL.
COERÊNCIA SINTÁTICA - ADEQUAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A FRASE, O QUE INCLUI TAMBÉM ATENÇÃO ÀS REGRAS DE CONCORDÂNCIA E DE REGÊNCIA. COERÊNCIA ESTILÍSTICA - UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM ADEQUADA ÀS POSSÍVEIS VARIAÇÕES DO CONTEXTO. COERÊNCIA PRAGMÁTICA - PODEMOS DIZER QUE ESSE TIPO DE COERÊNCIA É VERIFICADO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE POSSUÍMOS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL, QUE INCLUI TAMBÉM UM COMPORTAMENTO ADEQUADO À CONVERSA.