Tipos de extintores
Quando materiais como papel, entulho, madeira ou tecido são queimados, o incêndio é classificado como Classe A. Nesses casos devem ser usados extintores à base de água para controlar o fogo. Materiais líquidos inflamáveis, como graxas, óleos, gasolina e querosene são a causa dos incêndios categorizados como da classe B. Para combater esses focos o extintor adequado é à base de espuma, gás carbônico ou pó químico seco. Tipos de extintores
Para cada situação de incêndio e material que está em chamas existem um tipo de extintor. É importante ter conhecimento dessas informações para manipulá-lo da forma correta e evitar acidentes ainda piores.
São classificados em quatro classes:
*A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral)
*B (líquidos inflamáveis).
*C (equipamento elétrico energizado)
*D (metais inflamáveis)
- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral, a água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada.
- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de equipamento elétrico energizado, a água não pode ser usada para o combate ao fogo, porque é condutora de eletricidade, podendo aumentar o incêndio.
- Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de líquidos inflamáveis, age por abafamento.
- Extintor com pó químico especial: indicado para incêndios de metais inflamáveis, age por abafamento.