Tipos de Empresas
O presente trabalho abordará sobre os tipos empresas e sua natureza jurídica, como funciona cada uma delas segundo sua espécie, e como cada uma é administrada. Abordando o tema desde as sociedades mais primitivas até as atuais, como elas oferecem a totalidade de seus bens de serviços. Nesse trabalho, poderemos verificar ainda o conceito de sociedade e todas as suas ramificações.
A empresa é a unidade de pessoas naturais ou de patrimônio, que visa à consecução de certos fins, reconhecida pela ordem jurídica como sujeito de direitos e obrigações, são três os seus requisitos: organização de pessoas ou de bens; licitude de seus propósitos ou fins; capacidade jurídica reconhecida por norma.
As sociedades empresariais gozam de personalidade jurídica a partir do registro definitivo e gozam dessa personalidade jurídica tanto em relação a terceiros, como em relação aos próprios sócios.
Buscamos com este trabalho entender como funciona uma empresa, quem é o empresário e como essa atividade econômica é constituída, incluindo a organização e o capital, além de mostrar como opera para o mercado. Ainda existe a necessidade de entendermos qual o sistema adotado pelo Brasil e o que determina o código civil.
A sociedade empresarial adquire vida própria e qualidade de comerciante em conseqüência do exercício da atividade social e não os sócios. Por isso, é a sociedade que está sujeita às obrigações impostas aos comerciantes e não os seus sócios.
Com a constituição da sociedade empresarial, os bens com que os sócios entram para esta revertem para o seu patrimônio e os credores pessoais dos sócios apenas poderão penhorar as respectivas participações sociais a partir do momento em que as sociedades adquirem personalidade jurídica. Com isso, necessário se faz entender, a distinção entre empresa e sociedade e também como um empresário se apresenta pelo meio de uma sociedade e hoje como essa atividade empresarial é exercida, o que