Tipos de empresas
Monopólio - Significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. O fornecedor de produtos pode impor qualquer preço a suas mercadorias. Ao reduzir a produção, o monopolista pode aumenta o preço já que é o único fornecedor. Os monopólios não são muito bem vistos por grande parte dos consumidores. Exemplos : Enersul. A Petrobrás, no que tange a exploração de petróleo no Brasil. Embora legalmente já seja possível outras empresas explorarem tal comódite em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Lembre que o conceito real e completo de monopólio, diz que esta estrutura de mercado ocorre quando se há apenas uma empresa capaz de influenciar os preços de mercado, não somente quando há apenas uma empresa ofertante no mercado, conceito usualmente mais usado.
Oligopolio –É um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser um mercado em que há um pequeno número de empresas, ou então em que há grande empresas, mas poucas dominam o mercado.
No oligopólio, tanto as quantidades ofertadas como os preços são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis. O cartel é uma organização formal ou informal de produtoresque determina a política de preços para todas as empresas que a ele pertencem. Esta é a estruturação de mercado mais comum Exemplos : A industria da viação civil (TAM, GOL, VARIG, BRA), Gases Industriais (White Martins, Oximil), Operadoras de telefonia (claro, oi, Tim).
Livre Concorrência :é um princípio capitalista pelo qual qualquer um é livre para praticar formas de troca mercadologica seguindo os princípios da livre concorrência, oferta e procura. Um comerciante pode oferecer melhores preços que outro visando atrair o consumidor e adquirir uma clientela.
Esse princípio favorece o cliente, que pode escolher a melhor oferta, e tem a sua disposição comerciantes interessados em seu poder de compra.