Tipos de empreendedorismo
CURSO: ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: PROJETO EMPREENDEDOR EM ENGENHARIA I
PROF.: SILVANA SILVA VIEIRA TAMBOSI
TIPOS DE EMPREENDEDORISMO
ALUNOS: Amanda R. Bossi Paulo M. Hilario
BLUMENAU
MAIO/2013
Empreendedorismo Empresarial
Também conhecido como privado, é aquele no qual um indivíduo cria uma empresa apenas para lucratividade. Alguns gestores consideram que esse lucro deve ser obtido a todo custo, independente das conseqüências sociais. Este tipo de empreendedorismo tem sido apontado como uma das principais causas dos problemas éticos e sócio-ambientais dos países capitalistas.
São evidentes os desafios para esse tipo de empreendedorismo: a competitividade do negócio; a busca dos diferenciais competitivos; de vencer a concorrência; conquistar clientes; e alcançar a lucratividade e a produtividade necessárias à manutenção do empreendimento.
Empreendedorismo Social O termo empreendedor social surgiu ao tornar evidente alguns indivíduos que possuíam tendência em buscar soluções inovadoras para resolver questões sócio-ambientais. Ele veio para suprir as falhas oriundas das atuações ineficientes de organismos governamentais e filantropos. Esse tipo de empreendedor acelera o processo mutável e serve como fonte de inspiração para que as demais pessoas também possam contribuir nessas causas. Pode-se dizer que empreendedores sociais unem a paixão pelo âmbito social ao empreendedorismo tradicional. Diferentemente do empreendedorismo tradicional, o empreendedorismo social não produz bens e serviços para venda, tampouco tem sua direção voltada para mercado; o mesmo visa à solução de problemas sociais, contemplando principalmente situações de risco, tais como exclusão social, pobreza, miséria e ainda o risco de vida.
Empreendedorismo Cultural
As organizações e empreendimentos artísticos e culturais integram o setor das indústrias criativas e vêm adquirindo crescente importância como