tipos de doen as
De acordo com a NR 9, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), existem três diferentes tipos de agentes de riscos, sendo eles os agentes físicos, químicos e biológicos. A NR 17 trata exclusivamente da Ergonomia eos meios para a adaptação das condições de trabalho às características do trabalhador.
Os agentes físicos são formas de energia que possam estar expostos aos trabalhadores, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, infrassom e ultrassom.
Os agentes químicos são substâncias compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, em formas de poeira, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza das atividades de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou ingestão.
Os agentes biológicos são representados pela ação de micro-organismos patógenos, bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus.
A ergonomia é a não adaptação do homem ao ambiente do trabalho, influenciando diretamente sobre o seu desempenho e comportamento em suas atividades.São exemplos de risco ergonômicos: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho.
Os riscos de acidentessão todos os fatores que possam colocar em risco o trabalhador ou afetar sua integridade física ou moral. São considerados riscos de acidentes: arranjo físico deficiente, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, eletricidade, incêndio ou explosão, armazenamento inadequado.
São consideradas atividades insalubres aquelas que exponham o trabalhador a agentes nocivos à saúde, acima do limite de tolerância definido pela natureza e intensidade do agente e pelo período de exposição e seus efeitos. Dentre os graus de insalubridadeexistem o grau máximo, grau médio e mínimo. Para os trabalhadores da área hospitalar que estão expostos permanentemente