Tipos de Discurso
TIPOS DE DISCURSO
BELO HORIZONTE/MG
2014
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
CRISTIANE TEIXEIRA; GABRIEL YURI; JHEIVANE NAYMARA; PEDRO DINIZ; YASMIN BAPTISTA.
TIPOS DE DISCURSO
Trabalho apresentado à professora Silvane, como requisito para obtenção de pontos, na disciplina de Redação, referente ao segundo Bimestre, no CEFET/MG.
.
BELO HORIZONTE/MG
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Discurso é a prática humana de construir textos, sejam eles escritos ou orais. Sendo assim, todo discurso é uma prática social. A análise de um discurso deve, portanto, considerar o contexto em que se encontra, assim como as personagens e as condições de produção do texto.
O trabalho a seguir apresentará os diferentes tipos de discurso.
TIPOS DE DICURSO
1. Anedota
A Anedota é uma sequência narrativa curta de domínio coletivo. Geralmente não possui autor conhecido. Tem como finalidade provocar riso e divertir o interlocutor. Dependendo de seu conteúdo, pode ser contado em qualquer espaço: reuniões, salas de aula, palestras e festas.
Como todo texto que pertence à ordem do narrar, a anedota apresenta os elementos característicos da narrativa: narrador, espaço, enredo, personagem e tempo. Porém, por ser uma história curta, tem poucas personagens, acontecendo em um único espaço e em um tempo reduzido.
Exemplo:
Espelho meu...
A mulher vê-se ao espelho e diz ao marido:
- Estou tão feia, tão gorda e tão mal feitinha. Preciso de um elogio…
E o marido responde:
- Tens muito boa visão…
2. Carta
A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina, como por exemplo: a um amigo, um negócio, um interesse