Tipos de desenhos
Desenho de observação
Desenho geométrico
Desenho cego
Desenho de memória
Desenho de criação
Desenho no computador
Desenho abstrato
Desenho projetivo
Desenho de observação ou desenho natural
Como o próprio nome diz, o desenho de observação é a representação, na maioria das vezes figurativa, a partir da observação de um modelo que escolhemos para reproduzir para o papel de desenho sua forma, textura, iluminação, cor, etc. Para que o desenho de observação não de torne uma mera reprodução do modelo, é necessário conseguir ver com clareza e imaginação não apenas os limites do objeto. É importante perceber as nuanças das cores, o volume, os detalhes que compõem o objeto e a proporção entre as partes. Ser um bom observador das coisas que o cercam é um exercício que pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento. Quando isso se torna um hábito, você verá que a qualidade dos seus desenhos, em qualquer modalidade, melhorará.
Algumas sugestões que podem ajudá-lo a realizar um bom desenho de observação:
1- Feche um dos olhos e estique o braço, segurando um lápis ou a régua, em direção ao modelo.
2- Deslize o dedo pelo lápis ou pela régua até encontrar uma das extremidades do objeto. Meça a altura e a largura do objeto. Trace uma reta horizontal e vertical com as medidas encontradas.
3- Observe cada detalhe do objeto e tente reproduzi-lo com a maior precisão possível.
Desenho Geométrico Essa modalidade de desenho é a composição harmoniosa geometrizada de um tema escolhido. Você pode utilizar a régua e o compasso para criar figuras geométrica e, a partir delas, compor uma cena, uma paisagem ou um objeto.
Veja a riqueza de formas geométricas e das cores encontradas nas obras destes artistas. Paisagem brasileira (1925) – Lasar Segall. Fachada com bandeirinhas – Alfredo Volpi.
Se pararmos para analisar o ambiente a