Tipos de DEcantadores
TECNOLÓGICA PAULA SOUSA
ETE “DR JOSÉ LUIZ VIANA
COUTINHO”
Téc. de Fabricação de Açúcar 1
Sud Mennucci/SP
2008
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
TECNOLÓGICA PAULA SOUSA
CURSO TÉCNICO AÇÚCAR E ALCOOL
Decantador de Caldo Semi-Rápido
Discentes:
Claudinei
Lucas
Marco Castanharo
Ed Flavio
Fidelicio
Marcos Cesar
Lidio Rocha
Agnaldo
Docente:
Silvio Antônio
Sud Mennucci/SP
2008
Decantador de Caldo Semi-Rápido
Ao longo dos anos a Sucrana tem procurado identificar os problemas técnicos relacionados à decantação bem como dar suporte na solução destes. Sabendo das vantagens dos dois tipos anteriormente existentes de decantadores (Convencional com bandeja e Rápido sem bandeja), sentiu-se a necessidade de desenvolver um novo tipo que pudesse aliar esses benefícios. Desta idéia nasceu o decantador SemiRápido.
Algumas observações e comentários sobre o assunto, serão apresentados para auxiliar os técnicos da indústria açucareira na decisão de qual modelo a ser adotado. Lembrando que o tratamento químico consiste em eliminar o máximo possível de impurezas presentes no caldo na forma de compostos solúveis, insolúveis e coloidais ou ainda em suspensão que não foram eliminados pelo tratamento físico (peneiras). As reações que ocorrem no caldo misto durante a sulfitação, calagem e aquecimento fazem com que as impurezas que se pretende eliminar se aglomerem, formando partículas de tamanho maior e mais pesadas. Nestas etapas ocorre a coagulação/floculação com auxílio de produtos químicos e posteriormente eliminação no processo de decantação, deixando o caldo livre de impurezas.
Resumindo pode-se dizer que a clarificação consiste em adicionar enxofre, leite de cal e polímero ao caldo, aquecer e colocá-lo em repouso no decantador para separá-lo das impurezas, para obter caldo transparente, brilhante e sem materiais estranhos que possam afetar a fabricação do açúcar.
O trabalho eficiente dos