Tipos de Cultura - Roberto Chiachini

4917 palavras 20 páginas
Culturas

Roberto Chiachiri
Doutorando em Comunicação e Semiótica – PUCSP
Faculdade Cásper Líbero – SP
PUCSP

Resumo

Este artigo tenta explicar as divisões de cultura propostas por Lucia Santaella. Tais divisões se configuram em seis tipos: Cultura Oral, Cultura Escrita, Cultura Impressa,
Cultura de Massa, Cultura das Mídias e Cultura Digital. Trata-se aqui de uma comparação entre essas culturas deixando bem claro a interdependência de umas sobre as outras. Melhor explicando: uma não anula a outra e sim traz características comuns.
São relações sígnicas que tecem a malha de uma comunicação que vem, a cada dia, crescendo e aprimorando seus códigos numa aproximação global no campo das ciências, das artes,... do nosso cotidiano. Um crescer mais rápido do que podemos alcançá-lo, porém tão instigante quanto se pode contemplá-lo.

Palavras chave: culturas, memória, indústria cultural, mídia, ciberespaço.



Introdução

Comecemos com as duas concepções básicas de cultura: as Humanistas e as
Antropológicas. As primeiras são bastante seletivas separando certos segmentos das atividades humanas em culturais e não culturais: livro é cultural; televisão não é cultural. Já as segundas, as Antropológicas, aplicam o termo cultura à trama total de uma sociedade, “... à herança social inteira e a qualquer coisa que possa ser adicionada a ela” (Santaella, 2002). Porém, como afirma Santaella, a oposição entre essas duas concepções, um problema do início do século passado, não tem mais lugar hoje em dia visto as “... impressionantes transformações por que a cultura vem passando”. No entanto, a divisão proposta por Santaella define em seis as culturas lembrando que não são lineares, são cumulativas e preservam sempre as formas anteriores. E é nesta senda que propomos uma breve discussão sobre esta divisão.

2

1. A Cultura Oral
...os sons emitidos pela voz são os símbolos dos estados da alma
( Aristóteles, apud Auroux, 1998, p. 97).

Antes

Relacionados