Tipos de container
Este trabalho trata sobre o Contêiner Ecológico apresentando as vantagens da utilização de contêineres ecologicamente viáveis para o meio ambiente e a empresa, como por exemplo, o Eco – Contêiner (Bamboo Flooring), o contêiner de papelão e o contêiner retornável.
Nosso objetivo é relatar que é sim possível a diminuição dos impactos negativos na natureza e apresentar alternativas para diminuí-las. Escolhemos este tema, pois nos preocupamos com a crescente degradação do planeta, aquecimento global, extração de matérias primas que não serão repostas tão rapidamente, e principalmente a preocupação com que “tipo de planeta” deixaremos para as próximas gerações. Por mais que soe repetitivo, nos vimos na obrigação de também abordar esses fatos, colaborando com a conscientização de todos nessa problemática decorrente de falta de informação.
Resumidamente podemos afirmar que os contêineres ecológicos utilizam uma logística reversa, pois o seu material substitui madeiras de natureza nobre, como a Apitong, que é uma árvore rara, além de ser um dos principais meios de disseminação de pragas florestais.
Muito mais que benefícios para o meio ambiente, a utilização dos contêineres ecológicos traz também vantagens para a logística da empresa, pois são mais resistentes a impactos e aos desgastes naturais do tempo, o que diminui a necessidade de reprodução, barateando custos e tornando o serviço mais eficiente.
I – CONTÊINER
1. Definição
"O contêiner é um recipiente construído de material resistente, destinado a propiciar o transporte de mercadorias com segurança, inviolabilidade e rapidez”.
Artigo 4º do Decreto nº 80.145 de 15 de agosto de 1977
Contêiner é, primordialmente, uma caixa, construída em aço, alumínio ou fibra, criada para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso.
Define-se o objetivo do contêiner sendo o de transportar cargas de maneira segura e que