TIPOS DE CONHECIMENTOS
Milena Ainan Oliveira Santos
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico. Veremos também que não existe um conhecimento que seja melhor do que outro; eles são diferentes, com características próprias e bem específicas. Cada um deles, dentro de seu alvo, possui o mesmo objetivo: responder às nossas dúvidas atuais e criar novas dúvidas. Apesar do conhecimento científico ser o mais sistematizado, podemos afirmar com certeza que a ciência não é o único caminho que leva à verdade.
Palavras-chave: Conhecimento Científico. Conhecimento Filosófico, Conhecimento Teológico. Conhecimento Empírico. INTRODUÇÃO
O presente documento pretende ressaltar reflexões sobre diferentes tipos de conhecimento, e suas respectivas observações, desde a forma de como surgiram, até como são utilizadas nos dias atuais.
O objetivo desse estudo é obter um maior acervo de discernimento sobre a forma de conhecer, e das divisões da ciência.
Está organizado em quatro tópicos, são eles, os tipos de conhecimento: Conhecimento Filosófico que se inicia na Grécia antiga, cuja finalidade é a reflexão sobre “tal” ato, a busca do conhecimento, a crítica e a educação do raciocínio. Conduz a elaboração de princípios e de valores universais validos.
Conhecimento Teológico: Essa forma de conhecimento é produto do intelecto do ser humano, onde cria um ser invisível, com uma autoridade suprema, onde pode se relaciona por meio de sua fé, ou crença. Esse conhecimento foi criado para responder as questões, que as outras formas de conhecimento não conseguem responder.
Conhecimento Empírico: É constituído na vida cotidiana, ao acaso, e fundamentado em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoa á pessoa, sem necessidade de estudo, de método, ou mesmo, sem ajuda da ciência.
Conhecimento Científico: Essa forma de