Tipos de conhecimento
Os Tipos de Conhecimentos
PARAÍSO DO TOCANTINS – ABRIL DE 2013
ADÃO LUIZ PEREIRA DA COSTA
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
Trabalho apresentado ao Professor Carlos Adão Pimenta Santos da disciplina de Filosofia da turma do 2º ano, turno noturno do Ensino Médio EJA do Colégio Dinâmico.
PARAÍSO DO TOCANTINS – ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO p.4
2- DESENVOLVIMENTO p.5 - 12
3- CONCLUSÃO p.13
4- BIBLIOGRAFIA p.14
INTRODUÇÃO
(O QUE É O TRABALHO?)
Este trabalho tem como objetivo expor os tipos de conhecimentos, mítico, religioso, filosófico e vulgar, e de métodos científicos, indutivo, dedutivo, hipotético e dialético, podendo prestar esclarecimento sobre varias duvidas do assunto.
1 CONHECIMENTO MITICO
O mito surge da necessidade do homem de situar-se e sentir-se seguro no mundo, usando as crenças para compreender e explicar os fenômenos naturais e suas próprias ações. Apesar de ser uma maneira aceitável para compreender o mundo, o mito é um modo fantasioso e não crítico, não passível de investigação científica, sendo uma verdade intuída e inquestionável. Surge, então, da necessidade do homem de se livrar dos medos mais secretos e sentir-se confortável em relação aos acontecimentos que o angustiam, estando o mito, assim, ligado a magia e aos inúmeros desejos que rondam a humanidade.
O pensamento mítico é apresentado como a forma humana mais primitiva de compreensão do mundo, tendo como função principal propiciar ao homem a sensação de comodidade diante das atrocidades cometidas. Ele é uma manifestação coletiva e necessita que um