tipos de conhecimento
Ao longo de toda existência o homem vem acumulando conhecimentos desde o seu nascimento, conhecimentos vitais e necessários para a sua sobrevivência. O conhecimento é o caminho obrigatório para a evolução humana, acontece naturalmente, pelo simples convívio com seus semelhantes, através também de fontes, sensações, percepção, imaginação, memória. O conhecimento chega a ser uma necessidade, uma capacidade inerente ao ser humano, ele só acontece quando sabemos qual a causa e o motivo dos fenômenos ( Aristóteles ) . Neste trabalho abordara-se-á os tipos de conhecimento , sua caracterização e a relaçõo entre eles .
Conhecimento científico Preza pela apuração e constatação , busca por leis e sistemas , no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas , seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia , isso , aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular. A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes , originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.
Características do conhecimento científico
Real : Porque lida com ocorrências ou fatos , isto é , com toda forma de existência que se manifesta de algum modo.
Contingente : Pois suas preposições ou hipóteses , têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
Sistemático : Já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idéias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Verificabilidade : As afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da