TIPOS DE CONHECIMENTO
O conhecimento mítico é uma representação simbólica do que você afirma que seja coerente. Ele se baseia na interpretação e na explicação de cada pessoa.Devemos levar em conta que nem sempre o que entendemos uma vez será sempre aquilo. Sempre estaremos em grandes mudanças, ou seja, sua percepção para o assunto pode variar com o entendimento de outra pessoa. Essa linguagem simbólica poderia ser expressa em imagens reais ou fictícias. O Mito é a ciência que tenta explicar algum fato ocorrido em forma de histórias do passado, ou sendo mais precisa uma história popular. Seria assim: Quando crianças ouvimos nossos pais dizerem, que a mula sem cabeça é a mulher cujo se casou com padre. Isso é totalmente fictício. Não existe isso na realidade. Assim,somos levados a aceitar ,mesmo quando não há coerência.
Conhecimento Religioso
O conhecimento religioso, isto é, teológico, apóia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); É um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino) como obra de um criador divino; suas evidências não são verificadas: está sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado.
Assim, o conhecimento religioso ou teológico parte do princípio de que as "verdades" tratadas são infalíveis e indiscutíveis, por consistirem em "revelações" da divindade (sobrenatural).
A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé, pois a visão sistemática do mundo é interpretada como decorrente do ato de um criador divino, cujas evidências não são postas em dúvida nem sequer verificáveis.
Exemplo de conhecimento religioso: "No início, nada existia... Então Deus disse: - 'Faça-se a luz. ', e a luz se fez." (do mito de criação judaico-cristão)
Conhecimento Filosófico
É o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como