Tipos de conhecimento
MARIANA GABURRO CORDEIRO
TIPOS DE CONHECIMENTO
PONTA GROSSA
2012
MARIANA GABURRO CORDEIRO
TIPOS DE CONHECIMENTO
PONTA GROSSA
JUNHO/2012
INTRODUÇÃO
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana através dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Entre todos os animais, nós os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; de criar um sistema de símbolos como a linguagem e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos outros. Ao criarmos esse sistema de símbolos através da evolução da espécie humana, pertimos-nos também o pensar e, por conseqüência a coordenação e a previsão dos fenômenos que nos cercam.
TIPOS DE CONHECIMENTO
De acordo com Bochensky (1961,p.42),nossas possibilidades de conhecimento são muitas e até,tragicamente pequenas.Sabemos pouquíssimo e aquilo que sabemos é superficial,sem grande certeza.A maior parte do nosso conhecimento somente é provável.Existem certezas absolutas,incondicionais,mas estas são raras.
1.1 CONHECIMENTO EMPÍRICO
Conhecimento empírico,também chamado de vulgar ou de senso comum,é o conhecimento do povo,obtido ao caso,após ensaios e tentativas que resultam em erros e em acertos.Esse tipo de conhecimento é ametódico e assistemático.