Tipos de computadores e funcionamento básico
Microcomputador → Também conhecido como Computador Pessoal ou simplesmente PC (Personal Computer) é o tipo mais popular. A IBM lançou o primeiro. Hoje há inúmeras marcas de PCs, além de outros “sem marca”, pois podem também ser montados com componentes disponíveis no mercado. Os computadores são classificados de acordo com sua finalidade e porte, e estão divididos nas seguintes categorias básicas:
Mainframe → Mainframes são computadores de grande porte que muitas vezes ocupam prédios inteiros. Com os avançados tecnológicos, os micros ficaram cada vez mais poderosos, tomando a maior parte do mercado. Mas os mainframes ainda têm sua importância: algumas aplicações, como sistemas bancários, previsão do tempo e controle de vôos espaciais, requerem computadores de grande porte. Hoje em dia são chamados de supercomputadores.
Notebook→ Os notebooks têm os mesmos recursos encontrados em computadores pessoais, porém são computadores de pequeno porte e fácil de carregar para qualquer lugar, pesam entre 1 kg a 3 kg e custo é mais elevado e tem modelos com chips gráficos que permitem jogar games mais exigentes.
Mininotebooks (netbooks) → São pequenos e leves (alguns modelos menos de um quilo), oferece telas pequenas (variam entre 7 a 10 polegadas) e as configurações são inferiores aos dos notebooks Trazem leitor de cartões e entrada USB, tem webcam.
Tablet PC → É um computador pessoal em forma de prancheta. Semelhante a um notebook sem teclado, permite o acesso sem a necessidade de teclado ou mouse através da tela sensível ao toque.
PDA → (Personal digital assistants) ou Assistente Pessoal Digital. Semelhantes ao Smartphones, mas sem contar com a função de telefone, existem já a muito tempo.
Smartphone → Dispositivos híbridos que combinam as capacidades dos telefones celulares e dos PDAs. Possuem dimensões menores que os PDAs e maiores do que telefones celulares. Alguns possuem um teclado mais completo com letras e números em