Tipos de Clientes
O cliente é aquele que compra de sua empresa, que compra o produto e serviço por ela ofertado e também consome a marca e demais compostos intangíveis adquiridos de forma embutida no produto. Sem os clientes não há o faturamento, além de pagar o preço e considerar o valor agregado da mercadoria, o cliente satisfeito ou insatisfeito torna-se um divulgador da marca.
Existem os seguintes tipos de clientes:
-Prospect : cliente que possua a intenção de comprar da sua empresa.
-Shopper : visitam seu estabelecimento pelo menos 1 vez.
-Cliente eventual: Compram sem fidelidade, com um ou mais produtos em situações de necessidade ou necessidade ocasional.
-Cliente regular: próximos da fidelidade compram determinado produto periodicamente;
-Defensor: Seja por satisfação ou insatisfação, divulgam a marca da empresa e sua experiência com o produto para terceiros.
-O cliente externo é aquele que está na sociedade de consumo, detentor de determinado poder de compra.
-O cliente interno é muito referido nas ações de endomarketing das empresas, pois são os funcionários, equipes de trabalhos e demais colaboradores internos da empresa.
Clientes difíceis. A maioria dos vendedores tem grande resistência em atender os clamados "clientes difíceis". De fato, para atender alguns tipos de clientes é preciso existir alguma preparação especial por parte do vendedor para transformar estas dificuldades em oportunidades de negócios. Justamente por serem clientes cujos atendimentos são mais complexos, eles são, em geral, discriminados pelos vendedores despreparados para estas situações. No entanto, quando encontram um profissional que sabe lidar com eles, estas pessoas acabam se transformando nos melhores clientes que um profissional poderia ter.
Na verdade existem inúmeros tipos de clientes difíceis, que tornam o processo de vendas mais demorado e às vezes desgastante para o profissional que os atende. Vamos destacar três padrões