tipos de chuvas
Existem três tipos de chuvas que são: Orográficas que tem contato a partir de uma massa de ar úmida com um relevo.Convectivas que se origina da elevação do ar para maiores altitudes e Frontais que ocorrem quando uma massar de ar fria se choca com uma massa de ar quente. Já as massas de ar Massas Equatoriais: originam-se nas regiões de baixas latitudes (ou seja, próximas à Linha da Equador). Em razão disso, apresentam temperaturas mais elevadas. Elas se dividem emequatoriais oceânicas, mais úmidas pela influência dos oceanos, e equatoriais continentais, mais quentes e um pouco menos úmidas.Massas Tropicais: originam-se em latitudes intermediárias (entre a Linha do Equador e os polos). Caracterizam-se pela baixa pressão e pelas elevadas temperaturas. Massas polares: originam-se nas regiões de altas latitudes (próximas aos polos). Possuem uma massa menor do que as demais. As massas polares continentais são mais frias e secas, e as massas polares oceânicas são mais úmidas e menos frias.
Tipos de chuva
Orográficas: Esse nome é dado àquelas chuvas que têm sua origem a partir do contato de uma massa de ar úmida com uma área de relevo mais elevado. Desse modo, quando a massa de ar se depara com um obstáculo imposto pelo relevo, ela se eleva e ganha altitude. Com isso, a temperatura do ar tende a cair, promovendo a condensação de água (estado gasoso), daí formam-se as nuvens que logo promovem a chuva.
Convectivas: Chuvas que se originam da elevação do ar para maiores altitudes, com isso há o resfriamento do vapor d’ água que promove a condensação das gotículas de água presentes nas nuvens, originando nuvens carregadas que se revertem em chuvas. Esse tipo de chuva tem uma incidência maior em regiões de predominância de clima tropical e equatorial, chamadas de torrenciais, geralmente são rápidas e com a ocorrência de trovões e
Frontais: As chuvas frontais ocorrem a partir do choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar