Tipos de Cavacos
Tipos de Cavacos
Santa Bárbara D'Oeste, 30 de Março de 2014.
Objetivo da experiência Aprender as diferentes formas e tipos de cavaco e o acabamento superficial da peça que se obtém variando-se a geometria da ferramenta e as condições da usinagem. Mostrar diferentes tipos de cavaco formado em função do material usinado. Mostrar a formação e o desaparecimento da aresta postiça de corte, relacionando-a com as condições de usinagem e o acabamento superficial da peça usinada.
Introdução Um fluido de corte é aquele líquido e gás aplicados na ferramenta e no material que está sendo usinado, a fim de facilitar a operação do corte. Os fluidos de corte são utilizados na indústria com a função de refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidação e limpar a região da usinagem. Após refrigerar a ferramenta e a peça, o fluido cai para a mesa onde é recolhido por canais e levado por meio de um tubo para o reservatório, assim a bomba aspira novamente o fluido para devolvê-lo sobre a ferramenta e a superfície do trabalho.
O fluido pode ser sólido, líquido e gasoso e estão divididos em três grupos: óleos de corte integrais; óleos emulsionáveis ou solúveis e; fluido de corte químico. Os aditivos mais usados são os antioxidantes e os agentes EP. Os agentes EP são aditivos que reagem quimicamente com a superfície metálica e formam uma película que reduz o atrito. Alguns tipos de agentes EP são a matéria graxa, o enxofre, o cloro e o fósforo.
Como refrigerante ele atua:
• Sobre a ferramenta e evita que ela atinja temperaturas muito altas e perca suas características de corte.
• Sobre a peça, evitando deformações causadas pelo calor.
• Sobre o cavaco, reduzindo a força necessária para que seja cortado.
Como lubrificante:
• O fluido de corte facilita o deslizamento dos cavacos sobre a ferramenta e diminui o