tipos de caps
Existem cinco tipos de CAPS diferentes, cada um com uma clientela diferenciada (adultos, crianças/adolescentes e usuários de álcool e drogas) a depender do contingente populacional a ser coberto (pequeno, médio e grande porte) e do período de funcionamento (diurno ou 24h).
• CAPS I - são serviços para cidades de pequeno porte, que devem dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos durante o dia (adultos, crianças e adolescentes e pessoas com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas).
• CAPS II - são serviços para cidades de médio porte e atendem durante o dia clientela adulta.
• CAPS III – são serviços 24h, geralmente disponíveis em grandes cidades, que atendem clientela adulta.
• CAPSi – são serviços para crianças e adolescentes, em cidades de médio porte, que funcionam durante o dia.
• CAPS ad – são serviços para pessoas com problemas pelo uso de álcool ou outras drogas, geralmente disponíveis em cidades de médio porte. Funciona durante o dia.
Todos os tipos de CAPS são compostos por equipes multiprofissionais, com presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais do campo da saúde. A estrutura física dos CAPS deve ser compatível com o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada caso em particular.
. O CAPS da nossa cidade é o CAPS I
As doenças mais freqüentes entre os pacientes do CAPS da nossa cidade são: A Depressão e a Esquizofrenia.
. A depressão: é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.
. A Esquizofrenia: é uma doença psiquiátrica endógena, que se