Tipos de capitalismo
O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.
Na lógica do capitalismo está o aumento de rendimentos. Estes tanto podem ser concentrados como distribuídos, sem que isso nada tenha a ver com a essência do sistema. Concentração e distribuição dos rendimentos capitalistas dependem muito mais das condições particulares de cada sociedade.
O capitalismo só pode funcionar quando há meios tecnológicos e sociais para garantir o consumo e acumular capitais. Quando assim sucede, tem conservado e até aumenta a capacidade econômica de produzir riqueza.
Dentro do capitalismo existem diversos tipos, como o capitalismo financeiro, que corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
Capitalismo Comercial: Foi o capitalismo em que um país rico era aquele que possuia grande quantidade da metais preciosos. Era o capitalismo do século XV, o capitalismo do mercantilismo. Era a época em que os paises controlavam as taxas para manter uma balança comercial favorável ( entrando mais dinheiro no país do que saindo).
Capitalismo Industrial: foi o capitalismo da Revolução Indústrial. O país rico era aquele que possuia industrias. Foi o capitalismo do Liberalismo de Adam Smith