Tipos de Capitalismo e Revolução Industrial
1. Capitalismo: tem a burguesia que são os comerciantes, e o proletariado: os trabalhadores, o objetivo do capitalismo é obter lucro. O capitalismo tem 4 partes:
1.1 Capitalismo Mercantil ou Comercial: (mercantilismo)(através de trocas) defende que o governo não deve se intrometer no comércio, acreditam na balança comercial favorável que é vender mais do que comprar, também acreditam que o governo deve arrecadar os metais preciosos (metalismo), e o protecionismo, que é a ideia de que o governo tem que proteger sua economia (botar altos impostos para os produtos estrangeiros). Se houver uma crise, colocar medidas para ajudar a economia. Teoria econômica: mercantilismo
1.2 Capitalismo Industrial: O nome mudou graças a Revolução Industrial (houve maior produção de máquinas, indústrias...), a fonte de lucro antes era o comércio com o capitalismo mercantil, agora é com o capitalismo industrial. Agora há trabalho assalariado (alguem paga para outro alguem trabalhar pra ele), a teoria econômica é o liberalismo. O liberalismo diz que o Estado não deve interferir na economia, apenas zelar pela ordem.
1.3 Capitalismo Monopolista ou Capitalismo Financeiro: concentração de capital, dinheiro, nas grandes empresas, domínio do mercado por um número restrito de empresas, isso se chama monopólio.
1.4 Capitalismo Informacional: Teoria econômica é o Keynesianismo, falavam que o Estado deveria administrar e agir também como empresário, para eles o Estado deveria controlar os preços, dar empregos e apoiar as sociedades agrícolas
2. Revolução Industrial:
2.1 Primeira Revolução: aconteceu na Inglaterra, nela houve a introdução de máquinas a vapor, ferrovias e navios, isso tudo ocorreu por causa da descoberta do carvão. A Primeira Revolução deixou a sociedade muito mais complexa (pois foi onde teve mais empregos e mais fonte de renda, agora com novas máquinas, há novas maneiras de explorar a matéria-prima).
2.2 Segunda Revolução: Ocorreu por