tipos de bá
Para incluir os conceitos desses lugares mas ser especifico á criação do conhecimento,introduzimos o conceito de “Ba”(que significa grosseiramente “lugar”)definimos “Ba” como um contexto compartilhado em movimento no qual o conhecimento é partilhado em movimento no qual o conhecimento é partilhado criado e utilizado .’Ba” proporciona a energia ,a qualidade e os locais para desempenhar as conversões individuais de conhecimento e percorrer a espiral de conhecimento.
Em outras palavras o “Ba ”é o tempo e o espaço fenomenológico onde o conhecimento emerge ,como uma corrente de significado.
O “Ba”é uma forma de organizar a criação de significado, não em modo de organização como a hierarquia ou a rede.
Ba é um espaço compartilhada que ser como base para a criação do Conhecimento.
Ba pode ser visto como um espaço compartilhado,pode ser Físico(por exemplo escritório,espaço,espaço comerciais dispersos).
Virtuais: (por exemplo, e-mails e Teleconferência).
Mentais (por exemplo, experiência compartilhada, ideias e ideias) ou qualquer combinação. Ba fornece conhecimento individual ou coletivo.
Os três tipos de “Ba” • socialização (tácito para tácito): é o processo de compartilhamento de experiências que resulta na criação do conhecimento tácito, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é quase impossível uma pessoa interpretar o raciocínio do outro;
• externalização (tácito para explícito): baseia-se na formulação do conhecimento explícito pelo compartilhamento do conhecimento tácito. Este é traduzido para explícito por meio do uso de palavras e/ou imagens, diálogo, reflexão coletiva, metáforas, analogias e hipóteses, além da dedução, indução e abdução. Segundo Nonaka e
Takeuchi (1997), dos quatro modos de conversão do conhecimento esta fase é a mais importante, pois cria conceitos novos e explícitos para as organizações.
• combinação (explícito para