TIPOS DE BEBIDAS 3
São bebidas obtidas pela destilação de uma base, que pode previamente ter sido ou não fermentada. A destilação consiste na volatização pelo aquecimento, criando suor ou gotejamento, que se aglutina, formando um líquido.
Assim, as bebidas destiladas são obtidas pela destilação do mosto fermentado de frutas, grãos ou outras partes de vegetais. Essas bebidas têm alto teor alcoólico se comparadas às fermentadas.
Apresentaremos, a seguir, as bebidas destiladas.
Rum
A matéria-prima utilizada para a fabricação dessa bebida chegou ao Caribe com as naus de Cristóvão Colombo, no final do século XV, e espalhou-se por todas as ilhas. Em pouco mais de um século, o rum já era a bebida que alegrava os militares; servia como energia para os piratas europeus; divertia os nativos e os escravos que circulavam pelas ilhas; e, até a década de 70 do século passado, fazia parte da "ração" diária dos marinheiros ingleses.
Conhecido como rum, ron e rhum, uma das possíveis origens desses nomes seria a palavra latinasaccharum, que significa açúcar. Outra origem, relacionada aos piratas caribenhos, está ligada ao termo inglês antigo rumbullion, ou seja, as badernas feitas pelos bebedores para festejar o sucesso de seus saques.
O rum foi o álcool mais presente nas expedições marítimas e, possivelmente por isso, passou a ser uma das bebidas mais populares ao redor do mundo. A fácil utilização do rum na coquetelaria internacional culminou na sua emergente popularidade no final do século XX. É o tipo de destilado que combina muito bem com frutas e refrigerantes, como prova o grande consumo de coquetéis como aPiña Colada, a Cuba Libre, o Daiquiri e o Mojito, que até os dias de hoje estão presentes na maioria das cartas de coquetéis ao redor do mundo.
Os apreciadores brasileiros criaram uma versão caribenha da nossa caipirinha, feita então com rum e chamada de caipiríssima.
A diferença do rum para a nossa cachaça está no processo de produção: a maior parte dos