Tipos De Baterias
E SEUS
PROCESSOS DE
FABRICAÇÃO
As baterias estão em todos os lugares: telefones celulares, notebooks , relógios, carros, entre outros aparelhos. No século XVIII Alessandro volta (físico italiano), através das pesquisas de
Luigi Galvani (Cientista italiano) descobriu que, se dois metais diferentes forem postos em contato um com o outro, um dos metais fica ligeiramente negativo e o outro ligeiramente positivo, estabelecendo entre eles uma diferença de potencial, ou seja, uma tensão elétrica. Usando esta experiência como base, concebeu uma pilha, a que deu o nome de pilha voltaica. Foi a primeiro tipo de bateria a ser criado até então.
Baterias
São formadas geralmente por dois eletrodos, positivo (cátodo), e negativo (ânodo), por um eletrólito que é a substância química em formato líquido, sólido ou pastoso, e por materiais isolantes e metálicos. As baterias funcionam basicamente quando os elétrons fluem do ânodo, passando pelo circuito do aparelho em questão, e voltando ao cátodo, em cada fluxo desses a voltagem diminui pelo fato de o ânodo e o cátodo sofrerem mudanças eletroquímicas. As baterias podem ser primeiramente classificadas em dois tipos: primária, e secundária.
Primária: baterias que não podem ser recarregáveis, ou seja, suas reações químicas internas são irreversíveis, por isso não podem mais receber cargas, os principais tipos são:
Zinco-Carbono, Alcalina, Mercúrio, Lítio.
Secundária: o contrário da primária, baterias recarregáveis, isso acontece porque as transformações químicas que se verificam no interior dos geradores podem ser revertidas se aplicar sobre seus terminais determinadas tensões e correntes elétricas, os principais tipos são: Chumbo, e Níquel-Cádmio.
TIPOS DE BATERIAS
Zinco-Carbono: Uma bateria de zincocarbono é um invólucro de zinco que serve como recipiente e terminal negativo. O seu terminal positivo é normalmente um bloco cilíndrico de carbono ou grafite envolvido por uma mistura de dióxido de