Tipos De Bases E Sub Bases
1.
TIPOS DE BASES E SUB-BASES
As bases e sub-bases flexíveis e semi-rígidas comportam a seguinte divisão:
2.
BASES E SUB-BASES GRANULARES
São camadas puramente granulares, ou seja, constituídas por solos, britas de rochas ou de escória de alto forno, ou ainda, pela mistura desses materiais. Estas camadas, puramente granulares, são sempre flexíveis. 2.1 Bases e Sub-bases Estabilizadas Granulométricamente
Estas camadas são executadas pela compactação de um material ou de mistura de materiais que apresentem uma granulometria apropriada e índices geotécnicos específicos, fixados em especificações.
Solo in natura
Quando se utiliza materiais que ocorrem em jazidas naturais, tais como "cascalhos","saibros", seixos brutos,etc. Muitas vezes, esses materiais devem sofrer beneficiamento prévio, como britagem e peneiramento, com vista ao enquadramento nas especificações.
Solo-brita
Quando se utiliza uma mistura de material natural e pedra britada.
ESTRADAS II – NOTA DE AULA
Página 1
TTIIPPOOSS DDEE BBAASSEESS EE SSUUBB--BBAASSEESS
Brita graduada ou Brita corrida
Quando se utiliza exclusivamente produtos de britagem tem-se as sub-bases e bases de brita graduada ou de brita corrida.
Figura 1 – Base de brita graduada simples (BGS).
Macadames Hidráulico e Seco
Consiste de uma camada de brita de graduação aberta de tipo especial (ou brita tipo macadame), que, após compressão, tem os vazios preenchidos pelo material de enchimento, constituído por finos de britagem (pó de pedra) ou mesmo por solos de granulometria e plasticidade apropriadas. A penetração do material de enchimento é promovida pelo espalhamento na superfície, seguido de varredura, compressão (sem ou com vibração) e irrigação, no caso de macadame hidráulico. O macadame seco ou macadame a seco, ao dispensar a irrigação, além de simplificar o processo de construção evita o encharcamento, sempre indesejável, do subleito.
Figura 2 – Macadame seco.
ESTRADAS II –