Tipos de barrramentos
Barramento do Processador[editar código-fonte]
É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes do sistema computacional.
Atualmente, os barramentos dos processadores (os de transferência de dados) têm sido bastante aprimorados com o objetivo de maior velocidade de processamentos de dados.
Barramento de Cache[editar código-fonte]
É o barramento dedicado para acesso à memória cache do computador. memória estática de alto desempenho localizada próximo ao processador
Barramento de Memória[editar código-fonte]
É o barramento responsável pela conexão da memória principal ao processador. É um barramento de alta velocidade que varia de micro para micro e atualmente gira em torno de 133 MHz a 4000 MHz, como nas memórias do tipo DDR3.
Barramento de Entrada e Saída[editar código-fonte]
É o barramento I/O (ou E/S), responsável pela comunicação das diversas interfaces e periféricos ligados à placa-mãe, possibilitando a instalação de novas placas, os mais conhecidos são: PCI, AGP e USB.
Os periféricos não se conectam diretamente ao barramento de sistema devido:
Há uma larga variedade de periféricos com vários métodos de operação sendo inviável incorporar diversas lógicas de controle dentro do processador...
A taxa de transferência de dados dos periféricos é normalmente mais baixa do que a da memória do processador sendo inviável usar o barramento de alta-velocidade para comunicação com periférico.
Os periféricos usam normalmente formatos de dados e tamanhos de palavras diferentes dos do computador a que estão agarrados.
Permitem a conexão de dispositivos como:
Placa gráfica; Rede; Placa de Som; Mouse; Teclado; Modem; etc.
São exemplos de Barramentos de Entrada e Saída:
AGP; AMR; EISA; IrDA; ISA; MCA; PCI; PCI-e; Pipeline; SCSI; VESA; USB, e; PS/2.
Barramento de Dados[editar código-fonte]
É o barramento Data Bus, responsável por transportar