Tipos de ataques
Aprovadas pela Portaria SESu/MEC Nº 368/2008 de 19/05/2008 (DOU 20/05/2008)
Tipos de ataques virtuais
ADRIANO MÁRIO FERREIRA
Mamede Saigg
Segurança Física e Lógica de Redes
Gama-DF
Setembro/2014
ADRIANO MÁRIO FERREIRA
Tipos de ataques virtuais
Gama-DF
Setembro/2014
Associação Maliciosa (Access Point Spoofing).
Access Point Spoofing (Associação Maliciosa).
O inimigo imita um ponto de acesso, enganando demais sistemas de forma que pareça estar entrando em uma rede real, daí se dá a associação maliciosa. Com a ajuda de um software, por exemplo, o HostAP, o inimigo ilude o sistema, apresentando um dispositivo de rede modelo como um ponto de acesso.
Ataque no nível de aplicação.
O ataque no nível de aplicação e feito através aplicativos, os “ataques na camada de aplicação” podem ser feitos tanto em servidores remotos quanto em servidores de rede interna. são ataques nas comunicações dos aplicativos, o que pode gerar permissões de acesso aos crackers em computadores infectados. Aplicativos que utilizam base de dados online (como Adobe Reader) também podem ser atingidos.
Ataques a gateways da rede
Um Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Através desta porta os Hackers fazem a invasão.
Ataques ativos contra o TCP
As redes TCP/IP são suscetíveis a uma variedade de possíveis ataques, desde ataques passivos (como espionagem) até ataques ativos (como a impossibilidade de acesso aos serviços).
Ataques coordenados ou DDoS
Os ataques coordenados para tirar sites do ar cresceram rapidamente e se tornaram mais poderosos nos últimos três meses, com um aumento de oito vezes na quantidade de tráfego usado para derrubá-los.
Ataques de negação de serviços ou DoS
A