Tipos de Arrasto
No trabalho seguinte, serão apresentados os arrastos envolvidos em um voo, e como são aplicados à aeronave, e também o estudo do calculo utilizado para a área plana equivalente.
1 - Introdução
O arrasto é uma força aerodinâmica de resistência do ar, com o sentido oposto da aeronave de acordo com seu deslocamento. Existem grandes fatores que alteram essa força, como a aerodinâmica da aeronave, rugosidade e viscosidade do ar, a velocidade, e as diferenças de pressão na asa.
A figura acima, exibe as forças que atuam sobre a aeronave, e pode se observar que o arrasto tem sentido contrário à tração.
Existem duas fontes de geração das forças aerodinâmicas atuantes sobre um corpo deslocando sobre um fluido, que são: distribuiçao de tensão, e tensões de cisalhamento.
2 - Tipos de Arrasto
2.1 - Arrasto de atrito.
Ocorre devido ao atrito direto da surperficie da aeronave com o fluxo de ar, essa fricçao ocorre devido à viscosidade do fluido, nas aeronaves de baixo desempenho, esse arrasto é praticamente desprezível. Em aeronaves de grande desempenho, quando apresentam altas velocidades, o atrito é capaz de gerar aquecimento do revestimento externo da aeronave.E além da velocidade, se o fluido possuir uma alta viscodidade, o atrito consequentemente será maior.
Quanto mais lisa a superfície da aeronave for, o ar se moverá de uma forma laminar, quando aspera, irá gerar um turbilhonamento do ar, aumentando o arrasto.
Exemplo de superfície lisa em um avião comercial.
2.2 – Arrasto de pressão ou de forma. É gerado através da diferença de pressão da parte dianteira, para a parte traseira, a viscosidade do ar também interfere no arrasto de pressão, pois com a facilidade que o fluxo percorre a superfície, é determinado quando a camada limite irá se descolar. A formação de turbulência na parte traseira do corpo é indício de arrastro de pressão. Para