Tipos de aquecimento de água
É complicado dizer qual o melhor aquecedor de água. Não há um melhor, mas sim sistemas diferentes que podem suprir as necessidades específicas de cada usuário, com variações razoáveis acerca de consumo, capacidade, dimensões e praticidade, entre outras variáveis.
Sempre é bom contar com alguém especializado no assunto na hora de efetivar a escolha. Para isso basta consultar uma empresa confiável, preferencialmente uma que trabalhe com diversos tipos de aquecedores, de forma a garantir um aconselhamento imparcial do vendedor.
2. TIPOS DE AQUECEDORES
2.1.1. AQUECEDORES A GÁS
Os aquecedores a gás estão divididos basicamente em dois grandes grupos: os de passagem, e os por acumulação. Podem usar gás natural (que é o gás encanado nas cidades) ou GLP, que é o gás de botijão. É muito importante você determinar qual tipo de gás o aquecedor irá consumir antes de comprar o aparelho, ou ele não vai funcionar.
2.1.2. AQUECEDORES A GÁS DE PASSAGEM
Os aquecedores de passagem são pequenos e aquecem imediatamente a água que passa por sua alimentação, devolvendo-a quente para a tubulação. No entanto, ao abrir o registro, primeiro sai à água fria que ficou parada cano, entre o aquecedor e a torneira ou chuveiro. A não ser que você não se importe de começar seu banho com água fria, vai ser um desperdício. Os aquecedores de passagem também tendem a atender um número restrito de pontos de água quente e precisam de acesso a uma área externa para sua chaminé. Existem muitos modelos, dos mais simples, mecânicos, até os modelos mais modernos, eletrônicos e com controle digital.
2.1.3. AQUECEDORES A GÁS POR ACUMULAÇÃO
Os aquecedores a gás por acumulação lembram bastante os boylers elétricos. Existem muitos modelos, mas os mais comuns se assemelham a um grande cilindro, onde ocorre o aquecimento da água. A vantagem desse tipo de aquecedor é o fato de sempre existir uma quantidade razoável