tipos de aprendizagem
APRENDIZAGEM INPLÍCITA E EXPLÍCITA
tipos de aprendizaDO
Metas terapêuticas para crianças com distúrbios de aprendizagem
Trabalho apresentado à Faculdade FIC/FAVA ao curso de Pós-Graduação em psicopedagogia institucional e clínica para a disciplina de noções de fisiologia do desenvolvimento e suas interferências mais frequentes na aprendizagem
Professor: Henry
APRENDIZAGEM IMPLÍCITA E EXPLÍCITA
Krashen (1982-1994) foi um dos primeiros teóricos a analisar esses dois saberes, ao defender a existência de dois sistemas de conhecimento independentes: o aprendizado e o adquirido. O primeiro é processado de forma consciente a partir de instrução, reflexão e monitoramento para a forma linguística; o segundo envolve processos subconscientes e requer o processo do input. Assim o que Krashen classificou como aprendido e adquirido corresponde respectivamente ao que se denomina conhecimento explícito e implícito.
Segundo Reber (1993), a aprendizagem implícita é a aquisição de conhecimento que acontece independente das tentativas conscientes para aprender na ausência de conhecimento explícito sobre o que adquiriu, essa é difícil de ser verbalizada e acontece sem deliberação do sujeito, independente da idade, do desenvolvimento,, da cultura, e da instrução formal, além de produzir efeitos mais duradouros.
Os processos de aprendizagem implícita são aqueles baseados na associação, extração e regularidades do ambiente e que permitem aumentar a previsibilidade a respeito do mesmo, dentre esses processos destacam-se a habituação e a sensitização.
A habituação é um processo de aprendizagem onde acorre a redução de aprendizagem onde ocorre a redução da intensidade de uma resposta em resultado da