TIPOS DE ABORDAGEM EDUCACIONAL
Este tipo de abordagem caracteriza-se por ser muito rígida e centrada no professor. O aluno é visto como uma tábula rasa, sem nenhum conhecimento, e por isso seu papel é apenas escutar aquilo que lhe é ensinado pelo professor e outras autoridades.
De acordo com esta visão, o adulto é considerado como um ser acabado, pleno e o aluno como um “adulto em miniatura” que precisa ser atualizado. As informações são passadas para o aluno de acordo com o ambiente ao seu redor.
Além da escola, outras agencias são responsáveis por transmitir a criança a realidade do mundo como a família por exemplo.
A avaliação neste tipo de abordagem considera correto apenas a reprodução exata daquilo que foi ensinado, não podendo o aluno ter outras interpretações das informações.
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Na abordagem Comportamentalista, o aluno é considerado um recipiente de informações e reflexões que já chega a escola carregando estas com ele. O estudante nesta abordagem, detém o controle de seu processo educacional, cabendo ao professor planejar o processo de ensino-aprendizagem visando a maximização do conhecimento do aluno.
Para esta abordagem o conhecimento é fruto da experiência. O homem então se torna consequência das influencias ou forças do meio ambiente em que está.
A avaliação neste tipo de abordagem visa constatar se o aluno aprendeu e atingiu seus objetivos propostos no inicio do programa.
ABORDAGEM HUMANISTA
O ensino é centrado no aluno, este é considerado um ser único, com personalidade e percepções únicas. Para esta abordagem, o maior objetivo do ser humano é sua auto realização. O homem não tem um fim determinado, mas tem liberdade para escolher o que fazer, sendo visto como um projeto permanentemente acabado.
O mundo é visto como algo construído pelo homem, de acordo com suas percepções, atribuindo significado a suas experiências. O homem tem curiosidade natural para conhecer as coisas, por isso o conhecimento nessa abordagem é baseado