Tipologias Textuais
BASE 2
TIPOLOGIAS TEXTUAIS
Alberto Roiphe
DISCIPLINA: LÍNGUÍSTICA TEXTUAL
ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
1
Fundação Cecierj/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
DEFININDO OS OBJETIVOS:
Esta Aula está organizada de modo que, ao fim dela, você seja capaz de:
1) reconhecer e diferenciar quatro grandes tipos textuais;
2) relacionar o reconhecimento dos tipos textuais a diferentes abordagens práticas para o ensino da leitura e da escrita na educação básica.
2
1-
CONTEXTUALIZANDO O TEMA
Partindo da ideia de Luiz Antonio Marcuschi (2002, p. 22), quando afirma que todo texto apresenta uma sequência definida pela natureza linguística (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) que é predominante em sua composição, é possível distinguir diferentes tipos textuais, tais como o texto descritivo, o narrativo, o injuntivo, e o dissertativo (expositivo e argumentativo).
Por esse motivo, esta aula é composta de quatro partes, cada um delas relacionada a um desses diferentes tipos de texto.
2-
TEXTOS DESCRITIVOS
O texto descritivo é a representação de uma pessoa, de um objeto, de um lugar, por meio de palavras. Essa representação evidencia o ponto de vista de quem descreve, a partir de seus cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Observe, no texto a seguir, como Lúcia Machado de Almeida descreve a cidade mineira de Ouro Preto:
Nasce o sol, e o sortilégio acaba. Durante o dia, Ouro Preto se torna movimentada, alegre, e por assim dizer, reajustada na época. Um sopro de juventude percorre as ruas, como se por elas circulasse o próprio fluxo da vida, vermelho e quente. E são turistas de máquina a tiracolo, olhando e fotografando tudo, artistas desenhando a paisagem, estudantes brincalhões vivendo em “repúblicas” espalhadas pela cidade. Será interessante observar em algumas casas saídas para liteiras abrindo-se para a rua, janelas com treliças,