Tipologias de perigo
PARA A CRIANÇA/JOVEM
DEFINIÇÃO
INDICADORES
Criança / Jovem
REQUISITOS
.
1- Abandono
Criança abandonada ou entregue a si Fome habitual, falta de protecção do Para que se possa falar desta situação própria, não tendo quem lhe assegure a frio, necessidade de cuidados de requer que algum(s) do(s) indicadores satisfação das suas necessidades físicas higiene e de saúde, feridas, doenças. se verifiquem de forma reiterada. básicas e de segurança,
2 – Negligência
Situação em que as necessidades físicas básicas da criança e a sua segurança não são atendidas por quem cuida dela
(pais
ou outros responsáveis), embora não duma forma manifestamente intencional de causar danos à criança
3 – Abandono Escolar
Abandono do ensino básico obrigatório por crianças e/ou jovens em idade escolar, i.e., entre os 6 e os 15 anos de idade. Necessidades médicas não atendidas Para que se possa falar desta situação
(controlos médicos, vacinas, feridas, requer que algum(s) do(s) indicadores doenças); repetidos acidentes se verifiquem de forma reiterada. domésticos por negligência; períodos prolongados da criança entregue a si própria (isto depende da idade) sem supervisão de adultos, fome e falta de protecção do frio.
Inexistência de matrícula no ensino Requer a ocorrência de algum(s) dos básico obrigatório da criaça/jovem em indicador(es). idade escolar.
Cessação da frequência das actividades escolares de crianças/jovens em idade escolar e que não tenham concluído o ensino básico obrigatório.
TIPOLOGIA DAS SITUAÇÕES DE PERIGO
PARA A CRIANÇA/JOVEM
DEFINIÇÃO
INDICADORES
Criança / Jovem
REQUISITOS
.
4- Maus tratos físicos queimaduras, fracturas, O dano correu pelo menos 1 vez/mês,
Acção não acidental de algum adulto Feridas, mordeudras, cortes, ocasionando lesões que não são que provocou danos físicos ou doenças deslocações, na criança, ou que o coloca em grave asfixia, etc.
normais