tipologia textual
Começando com uma breve análise
Veja agora um CONTO e uma CRÔNICA , textos que trazem , basicamente , os mesmos elementos-personagens , acontecimentos , local , tempo- , mas que pertencem a gêneros textuais diferentes . Por isso , particularizam –se por alguns detalhes. Leia os textos e depois os comentários .
A cartomante Machado de Assis ( fragmento )
A cartomante fê-lo sentar diante da mesa , e sentou-se do lado oposto , com as costas para janela , de maneira que a pouca luz de fora batia em cheio no rosto de Camilo . abriu uma gaveta e tirou um baralho e cartas compridas e enxovalhadas . Enquanto as embaralhava , rapidamente, olhava para ele , não de rosto , mas por baixo dos olhos . Era uma mulher de quarenta anos , italiana , morena e magra , com grandes olhos sonsos e agudos. Voltou três cartas sobre a mesa ,e disse-lhe :
-Vejamos primeiro o que traz aqui . O senhor tem um grande susto ... Camilo maravilhado fez um gesto afirmativo. - e quer saber , continuou ela , se lhe acontecera alguma coisa ou não ... - A mim e a ela , explicou vivamente ele .
A cartomante não sorriu; disse-lhe que só esperasse . Rápido pegou outra vez as cartas e baralhou-as , com os longos dedos finos , de unhas descuradas ; baralhou-as bem , transpôs os maços , uma ,duas, três vezes ; depois começo-a a estendê-las . Camilo tinha os olhos nela , curioso e ansioso . - as cartas dizem-me ...
No conto de Machado de Assis, podemos contextualizar a situação apresentada, pois o autor apresenta elementos que possibilitam que o leitor constitua a cena: os personagens (como se posicionam, os objetivos de cada um, os gestos etc.), o local e o tempo.
O vulto na janela
Olhava aquele vulto pela janela.Com a bruma que vinha do mar naquela tarde de plúmbeos céus, não conseguia distinguir as feições. Estava sentado a uma mesa. Só. Uma mesa encostada à vidraça daquele café sobre o mar. A humidade daquele mar tormentoso, o ligeiro