Tipologia de serviços em restaurantes
O homem é considerado hoje o senhor de tudo, da ciência, da tecnologia e a cada dia vem descobrindo caminhos, antes inimagináveis, em todos os campos. Na alimentação vem criando novos sabores, cores, introduzindo novos elementos. Porém tais inovações acabam por afastar-se do objetivo principal: a preservação da saúde!
A alimentação hoje tornou- se tornou algo prático e criativo, porém o que era necessário tornou-se artificial, a moda agora é fast food e alimentos semi-prontos que só precisam ser aquecidos.
O alimento de hoje possui duas verdades: alimenta, mas pode matar. Cada pessoa vive, pensa, imagina e age em função do que come. Então nesta fase em que o alimento se tornou nosso veneno, como vivemos, pensamos, imaginamos ou agimos?
No decorrer deste trabalho veremos uma breve historia da gastronomia, falaremos sobre nutrição e principalmente sobre as modalidades de serviço aplicadas em restaurante.
Breve História da Gastronomia
De acordo com Rogério Leite:
Na historia da civilização humana, a gastronomia ocupa um lugar de destaque, pois a gastronomia é reflexo da cultura de um povo e através dela podemos compreender sua evolução. Afinal a cozinha foi inventada antes da agricultura e da pecuária. Desde o descobrimento do fogo, quando o homem começa a cozer os alimentos, melhorando sua digestão, evitando a transmissão de enfermidades e descobrindo novos sabores, a gastronomia vem se desenvolvendo e se aprimorando. No entanto é preciso que se separe o ato de comer para alimentar o corpo do saber comer. Gastronomia é arte e como tal se caracteriza pela busca de sensações de natureza estética e de prazer à mesa, usando para isso técnicas e sensibilidade, saber e cultura.
A palavra Gastronomia foi usada pela primeira vez em 1801, na França por Joseph Berchoux, significando “a arte da boa mesa” e ganhou notoriedade após a publicação em 1825 do livro “A Fisiologia do Gosto” de Brillat-Savarin, onde lança os