TIPOGRAFIA Texto
A evolução da Forma e da Técnica
A origem do termo tipografia vem do grego typo = marca ou impressão e graphé = escrita, o termo surgiu em referencia a arte de compor e imprimir com tipos moveis, mas suas abrangências aumentou pois novas técnica e novos estudos desenvolveram o assunto.
Hoje o termo se refere a um conjunto de caracteres estilo, formato, tamanho e arranjo visual que constitui uma composição de textos utilizados em um projeto gráfico seja ele impresso ou não . Mas a questão é, como esse caracteres evoluíram e alcançaram a diversidade que temos hoje?
Tudo começou na pré historia, o ser humana precisava comunicar seu pensamentos para poder cooperar com seu semelhantes e assim ter uma vida em grupo mais confortável e segura, aos poucos começou a desenvolver naturalmente sistemas de linguagens por gestos e depois pela fala aperfeiçoada o que permiti expressar pensamentos e sentimentos e conhecimento.
Com o passar do tempo novos conhecimentos foram descobertos como técnicas para se plantar e colher e domesticar animais para transporte e alimentação, esses fatores proporcionaram ao homem mais tempo livre pois não precisavam mais dedicar todo o seu tempo em busca de alimentos e luta contra as forças da natureza (sedentarismo), assim puderam desenvolver regras de sociedade e a linguagem escrita.
Por volta do ano 3200 a.c na região sul da mesopotâmia chamada de suméria, foi desenvolvido o mais antigo sistema de escrita, ela era inicialmente praticadas em tabua de argila com estiletes pontiagudos e pictogramas e depois com um instrumento com pontas em formato triangular que ficava com um padrão mais abstrato, o nome desse tipo de escrita ficou conhecida como Cuneiforme que significa em forma de cunha.
Próximo a esse período no ano de 3000 a.c no Egito antigo outro sistema de escrita começou a se desenvolver os Hieróglifos, que eram desenhados geralmente em pedras, possuíam um nível de detalhamento muito alto representando animais pessoas e objetos