Tipo de vírus
Nome: Varíola
Transmissão: Ocorre pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva de pessoas portadoras do vírus.
Sintomas: Infecta inicialmente órgãos internos antes de entrar na corrente sanguínea e infectar as células da pele, com a formação de pústulas que provo com lesões desfigurantes pelo resto da vida.
Prevenção: A vacina é muito eficiente e sua aplicação sistemática e generalizada levou á erradicação da doença no mundo.
Nome: Raiva
Transmissão: O vírus presente na saliva do animal infectado é transmitido por mordida ou pelo contato com ferimentos expostos.
Sintomas: São freqüentes os espamos dos músculos da boca e da faringe que quando ocorre o animal ou pessoa afetada tentam inalar ar ou beber água.
Prevenção: A doença pode ser evitada com a injeção de anticorpos anti-virais (soro) ou mesmo com vacinação pós-exposição ao vírus.
Nome: Poliomielite
Transmissão: Adquire-se i vírus por ingestão de água e alimentos contaminados com fezes de portadores e o vírus também pode ser transmitido pela saliva.
Sintomas: Dor de cabeça, dor de garganta, febre e náusea, confundindo-se com meningite branda ou com gripe.
Prevenção: A vacina é muito eficiente e sua aplicação sistemática e generalizada está levando a erradicação da doença.
Nome: Rubéola
Transmissão: Adquire-se o vírus pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva expelidas por pessoas portadoras do vírus.
Sintomas: São muito leves e podem passar despercebidos, em geral ocorre febre branda e pequenas manchas vermelhas na pele.
Prevenção: A imunidade é adquirida pela infecção natural ou por vacinação, sendo duradoura após infecção natural e permanecendo por quase toda a vida após a vacinação. Filhos de mães imunes geralmente permanecem protegidos por anticorpos maternos em torno de seis a nove meses após o nascimento. Para diminuir a circulação do vírus da Rubéola, a vacinação é essencial.
Nome: