Tipagem Textual
TIPOLOGIA TEXTUAL
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 TEXTO NARRATIVO 1
3 TEXTO DESCRITIVO 2
4 TEXTO DISSERTATIVO 2
4.1 TEXTO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO 3
4.2 TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 3
5 TEXTO ARGUMENTATIVO 4
6 TEXTO INJUNTIVO 5
7 CONCLUSÃO 6
8 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Tudo o que se escreve recebe o nome genérico de redação ou composição textual. Cada um material produzido é redigito seguindo uma sequência e estruturação lógica. A Tipologia Textual é o estudo dos diferentes tipos de textos, de cada conjunto de características a qual ele possui.
Os textos se constituem de sequências com determinadas características linguísticas, como classe gramatical predominante, estrutura sintática, predomínio de determinados tempos e modos verbais. Assim, dependendo dessas características, temos os diferentes tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, explicativo ou dissertativo, injuntivo ou instrucional.
2 TEXTO NARRATIVO
Tipo textual em que se contam fatos que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador. Refere-se a objeto do mundo real ou fictício, onde o tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano. Este tipo de texto é predominante em gêneros como crônica, romance, fábula, piada, novela, conto de fadas etc. Exemplo:
Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um