tinturas
Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNOTE
Instituto de ciência da saúde – ICS
Curso de Graduação em Cosmetologia e Estética
A INTERAÇÃO DAS TINTURAS CAPILARES
Montes Claros – MG
2013
INTERAÇAÕ DAS TINTURAS CAPILARES
INTRODUÇÃO
O cabelo humano apresenta valor imensurável, símbolo de sedução e de demonstração de força, este componente da imagem pessoal molda e valoriza o rosto, demonstra a personalidade do indivíduo e quando bem cuidado e tratado aumenta a auto-estima. É uma das poucas características físicas passíveis de mudanças ditadas pela moda ou cultura, um estilo totalmente diferente pode ser criado a partir de modificações no comprimento, cor e forma dos cabelos.
O cabelo humano é um filamento queratinizado que cresce a partir de cavidades denominadas folículos. Estes folículos se estendem desde a derme até a epiderme e funcionam como órgãos em miniatura apresentando componentes glandulares e musculares. A fibra capilar, composta por células fusiformes, contém além de α-queratina, água, lipídeos e pigmentos. Apresenta três ou quatro subunidades principais: cutícula (cerca de 10% da fibra), córtex (cerca de 88% da fibra), complexo da membrana celular CMC (cerca de 2% da fibra) e, eventualmente, medula.
Estima-se que 40 a 45% das mulheres de países industrializados utilizam produtos colorantes para o cabelo, esses produtos são utilizados para mascarar as alterações fisio-cronológicas da fibra capilar e também como tendência de moda. A prática de tintura dos cabelos é antiga, os egípcios foram os primeiros a desenvolver a técnica de tintura de tecidos e cabelos empregando diversos corantes oriundos de matéria animal e vegetal. Atualmente, existem três tipos principais de tinturas capilares, as permanentes, as semipermanentes e as temporárias.
TINTURAS PERMANENTES
As tinturas permanentes são classificadas em oxidativas e progressivas, as oxidativas consistem em componentes que