TINTAS
Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente ao substrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos ambientes construídos.
COMPOSIÇÃO
A composição básica das tintas é formada pela resina, pigmentos, solvente e aditivos, que funcionam da seguinte maneira:
Resina
A resina é responsável pela fixação da tinta no local onde esta é aplicada. Ao fazer uma analogia com o concreto, a resina em relação à tinta, tem a mesma função do aglomerante.
A tinta tem como veículo as resinas;
Pigmentos
Os pigmentos são responsáveis pela cobertura, rendimento, coloração e volume;
Solvente
O Solvente é responsável pela solubilização dos componentes, pela viscosidade e pelo tempo de secagem das tintas;
Aditivos
Os aditivos são responsáveis pela correção e melhoria das tintas proporcionando características especiais a esta. Os aditivos atuam na condição de produção, armazenamento, aplicação e vários outros, os quais serão citados a seguir.
TIPOS DE TINTAS
Ao ter como referencia o solvente, as tintas classificam-se em: Base de água; Base de solvente – Aromático ou alifático. Quanto à resina, tem-se: Base de básica: cal, cimentícios;
Base de ácidos graxos: acetato de polivinila – PVA; Base de acrilatos: acrílicos puros ou associados; Base de ácidos: epoxídeos, poliuretanos, alquídeos; Quanto à nomenclatura comercial, as tintas podem ser assim classificadas: Látex: PVA, acrílicos puros ou acrílicos associados; Alquídeos: óleos ou esmaltes; Vernizes: poliuretanos, copal; Epóxi: tintas epóxi; Especiais: borracha clorada ou lacas; Fundos: antioxidantes, nivelantes, fixadores de absorção ou corretivos químicos e físicos
PREPARO DE SUPERFÍCIES
Todos os substratos deverão ser preparados adequadamente a