Tintas
As tintas são compostas por quatro categorias de componentes: pigmentos, ligantes, líquidos e aditivos. Quanto maior a quantidade de pigmento e ligante, melhor será a qualidade da tinta. Como uma regra geral, quanto maior a quantidade de pigmento e ligante, melhor será a qualidade da tinta.
Pigmentos: Determinam a cor e o poder de cobertura; alguns são usados para acrescentar volume a um custo relativamente pequeno.
Ligantes: dão "liga" aos pigmentos e proporcionam integridade e adesão ao filme.
Líquidos: também conhecidos como veículo, proporcionam a consistência desejada.
Aditivos: proporcionam à tinta propriedades específicas
Características técnicas das tintas
Viscosidade: A viscosidade é a propriedade dos fluidos, corresponde ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.
Tensão superficial: a tensão superficial é um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. As moléculas situadas no interior de um líquido são atraídas em todas as direções pelas moléculas vizinhas e, por isso, a resultante das forças que atuam sobre cada molécula é praticamente nula. As moléculas da superfície do líquido, entretanto, sofrem apenas atração lateral e inferior. Esta força para o lado e para baixo cria a tensão na superfície, que faz a mesma comportar-se como uma película elástica.
PH: o PH é o símbolo para a grandeza físico-química 'potencial hidrogeniônico'. Essa grandeza indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
Massa Acrílica
Produto desenvolvido para nivelar e corrigir imperfeições de superfície. Uniformiza, nivela e corrige pequenas imperfeições, possui tonalidade branca, facilitando dessa forma a aplicação de tinta. Espalha com facilidade, é de linchamento brando e de secagem rápida.
Tempo de Cura do Reboco